terça-feira, 20 de setembro de 2011

O nome de Jesus não é Jesus

O nome de Jesus não é Jesus


E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12


Pense comigo. Você foi batizado com um nome. Aqui ou em qualquer outro lugar, seu nome é o mesmo, certo? Quero dizer, se você se chama Alexandre, não é por estar num país de língua espanhola que você se chamará ou atenderá pelo nome Alejandro, certo? Assim como Nicolas Cage não é chamado de Nicolau Gaiola nos países de língua portuguesa. Ora, se nomes não devem ser traduzidos, então porque com os nomes mais importantes de todos, que são o nome do Criador e o nome do Messias deveria ser diferente?
Compreendo que seja difícil ouvir que algo que você ouve desde criança está errado, mas a realidade é essa. Crescemos ouvindo sobre o nome do Pai e do Filho, e acreditando que seus nomes eram, respectivamente, Deus e Jesus Cristo. Depois de ouvir isso a vida toda, é compreensível a rejeição à idéia de que seus nomes não sejam esses. Eu, o autor deste blog, também apresentei resistência à ideia durante um bom tempo, inclusive este blog adotou esta nomenclatura durante um bom tempo, e agora, humildemente, se retrata. 
Os nomes em hebraico, sem "traduções" estão provados e comprovados, nas escrituras originais em hebraico e em estudos arqueológicos, como se pode ver nos vídeos a seguir:

Porque trocaram os nomes? Porque "traduziram", se eles são tão importantes? Não é o tema principal desta postagem, apesar de ser importante para que se entenda porque quase todo mundo fala e conhece de um jeito (vários, na verdade), e tão poucos defendem os nomes verdadeiros, aqui apresentados. Além do que foi dito nos vídeos a respeito dessa salada de nomes para o Criador e o Messias, mais respostas podem ser encontradas nesta compilação de estudos a respeito do tema.
Porém, você não precisa se basear apenas nas opiniões aqui apresentadas, mesmo que talvez elas te pareçam convincentes. Assim como eu, que busquei outras fontes de informação, você pode e deve ter contato com outras opiniões antes de formar a sua própria. Procure a Verdade, retenha o que é bom.


2 comentários:

  1. muito bom o seu trabalho para a gloria do Eterno irma

    ResponderExcluir
  2. Não há em nenhum achado que eu saiba a evidencia da pronúncia correta de YHWH uma vez que os sinais massoréticos são da época da Septuaginta

    ResponderExcluir